Nicolas Boulard
Nicolas Boulard (n. 1976, Reims, França – v. Clamart, França)
Tejo Boxes (Les Brumes Quotidiennes), 2010
A prática de Nicolas Boulard desdobra-se em formas tão diversas como o vídeo, a fotografia, os objectos e o vinho. O artista é reconhecido principalmente por realizar um singular trabalho sobre o vinho. Como autêntico especialista ele realiza projectos vinícolas para os quais a generosidade, a convivialidade, o sentido de partilha, reencontram uma posição crítica, às vezes provocante, que envolve as fragilidades e os preconceitos da indústria vitivinícola.
«A instalação minimalista TEJO BOXES (Les brumes quotidiennes) consiste em três módulos de vidros. Um dispositivo electrónico desmaterializa o vinho para o transformar em nuvens pesadas. Três vinhos tintos diferentes (Guarda Rios Tinto, Vale d’Algares D Tinto e Vale d’Algares Selection Tinto) produzidos por Vale d’Algares são usados na instalação. Este trabalho minimalista é igualmente uma experiência olfactiva. As nuvens mantêm o cheiro de vinho tinto. Obra minimalista, mas igualmente vanité, testemunhamos ao lento desaparecimento do vinho.
«TEJO BOXES (Les brumes quotidiennes) efectua um deslocamento entre o mundo do vinho e do mundo da arte. Essa questão do deslocamento também está presente na forma como a névoa se espalha pelo lugar onde está exposta a instalação.
Nicolas Boulard, Setembro 2010
Produção: nada na manga – associação/Trienal do Vale do Tejo