Casa Cadaval

Casa Cadaval (Muge, Salvaterra de Magos) _ Adega

Situada a 60 quilómetros a norte de Lisboa, na margem esquerda do Rio Tejo, a Herdade de Muge pertence à família Álvares Pereira de Melo (Cadaval) desde 1648, tendo sido integrada no património desta família como dote de casamento da Condessa de Odemira com o Dom Nuno Álvares Pereira de Melo, 5º Conde de Tentúgal, 4º Marquês de Ferreira e 1º Duque de Cadaval.

O ano de 1994 marcou a inflexão da estratégia de comercialização dos vinhos, do granel para o vinho engarrafado, a qual foi suportada a montante pela intensificação do controlo de selecção de todas as fases de fabrico do vinho desde a produção da matéria-prima, ao processo de vinificação e finalmente ao estágio em barricas de carvalho francês.

Um dos aspectos que mais contribui para o êxito desta estratégia remonta há cerca de 50 anos quando o Conde Karl von Schönborn, casado com a Senhora Dona Graziela Álvares Pereira de Melo (Cadaval), e vitivinicultor no Reno e no Meno nos Schloss Schönborn e Schloss Hallburg, sugeriu a plantação das castas Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Trincadeira em parcelas separadas e devidamente identificadas. Este facto permite hoje em dia vinificar separadamente estas castas e, consequentemente, individualizar a vinificação das uvas das vinhas velhas que oferecem uma matéria-prima ímpar.

Em 1997 iniciou-se um programa de modernização tecnológica da adega tendo como objectivo optimizar o potencial da matéria-prima, permitindo desde então produzir vinhos melhor adaptados às exigências dos mercados onde estão presentes.

As vinhas actualmente em produção ocupam uma área de cerca de 46 hectares, repartidos por 40 hectares de castas tintas (Trincadeira, Touriga Nacional, Aragonês, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot ) e 5 hectares de castas brancas (Arinto, Verdelho, Viognier, e em menor percentagem Riesling e Alvarinho) reflectindo desta forma as actuais tendências de consumo.

As vinhas, instaladas em solos do tipo franco-arenoso, apresentam rendimentos abaixo da média da região, que variam entre as 3 e as 6 toneladas por hectare, permitindo a produção de vinhos muito concentrados de elevada qualidade.

A vindima continua a ser predominantemente manual. Iniciamos a colheita em meados de Agosto, devido à presença de uma casta muito prematura em clima mediterrânico, o Pinot Noir.

Com a cooperação das populações circundantes, a vindima continua ao longo do mês de Setembro, finalizando-se no início do mês de Novembro.

A uva, transportada em caixas de 15 Kg, chega a adega breves instantes após a sua colheita, graças a proximidade da vinha, permitindo deste modo que seja esmagada e processada antes de sofrer os efeitos do calor.

Rua Vasco da Gama, 2125-317 Muge

t. 00351 243 588040

geral@casacadaval.pt

http://www.casacadaval.pt

Horários:

Segunda a Sexta-feira* das 9h às 12h30 – 14h às 18h

Sábados e Domingos das 10h às 12h30 – 14h às 18h

*sexta-feira encerra às 17

  • Organização

    nada na manga

    non-for-profit association
    _mail@nadanamanga.org
  • Produção

  • Parceiros

  • Apoios

%d bloggers like this: